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Como usar o ChatGPT no marketing da sua empresa?
Como usar o ChatGPT no marketing da sua empresa?
09 fevereiro 2023 /

Dentro do marketing digital, o ChatGPT é mais do que apenas um chatbot inteligente. Trata-se de uma ferramenta que está se tornando cada vez mais eficiente no apoio às equipes de estratégia, planejamento e conteúdo.

Sua grande capacidade de aprendizado, somada ao fato de milhares de pessoas o estarem utilizando, permite que ele aprenda sobre muitos assuntos em uma velocidade muito grande.

Se você ainda não conhece o ChatGPT e não consegue imaginar como ele pode ser integrado às equipes de marketing da empresa, esse artigo vai te ajudar a visualizar melhor sua aplicabilidade.

O que é o ChatGPT?

Segundo o próprio ChatGPT, ele é um aplicativo de chatbot inteligente projetado para fornecer suporte ao cliente. Ele usa inteligência artificial para entender as perguntas dos usuários e fornecer respostas relevantes.

Como o ChatGPT funciona

A ferramenta é capaz de manter conversas bem naturais com humanos por meio de mensagens de texto. E isso é possível graças ao vasto banco de dados que o alimenta, onde estão armazenados artigos, notícias e até publicações do Twitter.

O treinamento do ChatGPT foi realizado usando uma técnica de aprendizagem de máquina chamada de "Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano", que permite aprender ainda mais através das interações com humanos.

Limitações do ChatGPT

Assim como outras tecnologias, o chatbot também tem suas limitações, e as mais relevantes são: informações apenas depois de 2021, sensibilidade para alguns termos, respostas imprecisas e genéricas, conteúdos proibidos e falta de neutralidade.

Onde pode ser utilizado

Podemos dizer que os limites de uso do ChatGPT ainda são desconhecidos, pois como se trata de uma Inteligência Artificial que aprende continuamente, seus limites vão sendo expandidos a cada interação com diferentes usuários.

Veja a seguir algumas possibilidades que o ChatGPT já se mostrou eficiente em executar:

  1. Tirar dúvidas gerais sobre assuntos diversos;

  2. Resolver problemas matemáticos;

  3. Manter conversas fluidas e naturais;

  4. Ajudar a escrever textos;

  5. Fornecer informações sobre assuntos específicos;

  6. Escrever códigos de programação como JavaScript, Python, Rubi, HTML e CSS;

  7.  Aprender sobre novos assuntos por meio de perguntas e respostas.

Além dessas sete apresentadas, há outra oportunidade para a qual o chatbot tem se mostrado muito eficiente e capaz de proporcionar ganhos interessantes: o auxílio a profissionais de marketing.

ChatGPT aplicado ao marketing

No que diz respeito às atividades relacionadas ao marketing digital, é possível utilizá-lo em diversas etapas do trabalho – desde a pesquisa até a execução de algumas tarefas, possibilitando um ganho de tempo considerável.

Veja a seguir algumas das possíveis aplicações do ChatGPT em tarefas rotineiras do marketing digital.

Pesquisa de palavras-chave

Com uma pergunta bem formulada, é possível obter palavras-chave e ter um ponto de partida para identificar as mais relevantes.

 

Planejamento de marketing

Embora o planejamento de marketing seja um processo que envolve pesquisa e mapeamento sobre o negócio e o mercado, o ChatGPT pode ajudar com informações úteis.

 

Criação de pautas para blog posts

A criação de pauta para blog posts é um dos processos indispensáveis e que demanda tempo da equipe de marketing, mas que ganha agilidade com o uso do chatbot.

 

Criação de blog posts

Embora os conteúdos gerados pelo ChatGPT possam ser superficiais e, por vezes, repetitivos, é possível gerar parte dos blog posts através do chatbot. Com isso, a equipe de marketing ganha tempo na primeira fase do processo de criação.

 


O uso do ChatGPT não pode ser visto como uma forma de dispensar a visão humana e automatizar por completo algumas etapas do processo. Ele é uma ferramenta de apoio que tem muito a evoluir, mas que já apresenta potencial para apoiar as equipes de marketing nos mais variados setores.

Se você ainda não utiliza o ChatGPT, está perdendo a oportunidade de contar com um braço a mais na equipe, que chega com uma carga grande de conhecimento e pode ser treinado para trabalhar cada vez melhor.

E esse trabalho pode ser potencializado tendo uma empresa especializada em marketing digital dando o apoio aos processos e explorando o chatbot da melhor forma possível.

Nós podemos ajudar nisso, e você pode conhecer mais sobre o nosso trabalho nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn).

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