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Checklist de análise de design de site em 10 passos
Checklist de análise de design de site em 10 passos
03 junho 2023 /

Criar um site que seja atraente para os usuários e que atenda aos objetivos comerciais não é uma tarefa fácil. Os usuários não se contentam mais com uma lista de recursos e funções sem inspiração, com uma ou duas imagens compradas jogadas de qualquer jeito no meio do site. O design moderno de um site deve ser intuitivo, visualmente único, fornecer clareza por meio do conteúdo e ser acessível aos usuários em diferentes locais, especialmente àqueles com deficiências.

Com uma quantidade significativa de tarefas que precisam ser concluídas, é fácil ignorar alguns pontos e cometer erros comuns de design, como má execução do processo mobile-first, navegação confusa e design de site com carregamento lento. Isso requer coordenação entre diferentes equipes e níveis de especialização para o lançamento de um produto bem-sucedido. Além disso, o site deve funcionar perfeitamente em uma ampla gama de navegadores (incluindo diferentes versões de cada navegador), dispositivos e plataformas, destacando-se dos concorrentes.

Para lidar com isso, reunimos a lista definitiva de verificação de design de site. As etapas detalhadas discutidas são essenciais para a construção de um site moderno que atenda às expectativas do cliente, tanto do ponto de vista visual quanto funcional.

Melhores Práticas de Design de Site

Antes de começar o processo real de projetar o seu site, faça o seguinte:

  1. Aprenda com o Passado: Faça perguntas como “Existe uma versão anterior do site?” Se sim, extraia aprendizados do desempenho atual. O Google Analytics e o Hotjar são ótimas ferramentas nesse momento. O que parece funcionar e o que não funciona? É necessária uma reformulação completa? Se sim, qual é o propósito da reformulação que a versão atual não pode atender?
  2. Analise a Versão Existente (se houver) e tenha uma noção da estrutura do site, dos ativos e das páginas. Crie uma lista das páginas que já existem, quais redirecionamentos estão em operação e o estado atual das meta-tags do site.
  3. Crie um roadmap de desenvolvimento: Você estará trabalhando com gerentes de produto, e um ou mais deles podem querer ver o conceito geral do design do site. Crie um wireframe, faça uma simulação e monte um mapa do site.
  4. Seja Muito Específico: Enumere e finalize os novos objetivos de design sobre o que se espera que o novo site entregue.
  5. Trabalhe em uma Estratégia Técnica de SEO: Seu site deve estar preparado para o sucesso de SEO por meio da qualidade e posicionamento do conteúdo, bem como da arquitetura do site. Realize uma extensa pesquisa de palavras-chave para embasar a estratégia de conteúdo. Faça planos de distribuição de conteúdo e táticas de link-building interno para aumentar a eficácia geral do SEO.
  6. Atribua Tarefas às Pessoas Relevantes: Divida os requisitos importantes (conteúdo, design visual, desenvolvimento, testes) em tarefas menores e garanta que as pessoas certas sejam responsáveis por cada uma delas. Certifique-se de que cada equipe conheça os principais objetivos que o site deve atingir.
  7. Estabeleça Métricas de Sucesso: O que define o sucesso ou o fracasso do site - Números de tráfego? Inscrições? Ligações de vendas? Conecte o site a uma plataforma de análise robusta, como o Google Analytics, para extrair os dados necessários para definir os resultados.
  8. Preveja os Piores Cenários: Consulte cada equipe envolvida sobre quais são suas preocupações. Pergunte o que eles acham que pode dar errado e trabalhe com eles para gerar planos de backup e contingências.
  9. Estabeleça Cenários e Práticas de Testes: Colabore com a equipe de desenvolvimento e de controle de qualidade para esclarecer como o site deve funcionar, para que eles possam projetar casos de teste relevantes e identificar quais dispositivos, navegadores e plataformas testar o site.
  10. Escolha a plataforma junto ao desenvolvedor web: Um CMS sólido torna o lançamento de um novo site muito mais fácil e seguro. O CMS certo com a equipe de desenvolvimento certa garante o melhor resultado final, com mais segurança e estabilidade, opções de otimização de SEO e permitirá a edição e atualização do conteúdo após a publicação. Ele também deve ajudar na velocidade de carregamento das páginas e na legibilidade do conteúdo - ambos importantes para classificações nos resultados de pesquisa.

Ao seguir essas práticas recomendadas, é possível criar um site moderno que atenda às expectativas dos clientes, tanto visualmente quanto funcionalmente. Com uma abordagem cuidadosa e uma equipe colaborativa, o lançamento de um site bem-sucedido é alcançável, proporcionando uma experiência excepcional aos usuários e contribuindo para o sucesso do negócio.

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