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Links são importantes para o SEO. A quantidade deles e a qualidade deles podem piorar ou melhorar a posição do seu site no Google. Pronto. Tendo isso como premissa, a construção de links deve definitivamente fazer parte da sua estratégia de SEO. Mas, mais importante, link building deve fazer parte da sua estratégia de crescimento comercial. Pois ela pode ajudá-lo a gerar mais tráfego e atrair novas pessoas para o seu site, que ainda não conheciam sua empresa ou seu negócio. Certifique-se de seguir corretamente as guidelines do Google e evite usar técnicas ruins. Por mais tentadoras que sejam, elas apenas prejudicarão seu posicionamento. Neste post, discutiremos os 6 passos para criar uma estratégia de construção de links bem-sucedida. Uma estratégia que fornecerá links adequados e a audiência certa para o seu site.
Essencialmente, link building se resume a fazer com que outros sites criem um link para seu site. Quando feito corretamente e como parte de uma estratégia de marketing digital completa, esses links podem ajudar as páginas do seu site a terem um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. No entanto, não é apenas isso que esses links fazem:
Um bom link, em primeiro lugar, gera tráfego para o seu site.
Bons links ajudarão a obter mais tráfego (de referência) para o seu site. Ao desenvolver sua estratégia de link building, tenha em mente que os links foram criados para enviar leitores da página em que estão atualmente para outras páginas que eles também possam gostar. É por isso que você deve usar o link building como uma estratégia para alcançar a audiência certa e focar em obter links de sites que realmente gerarão tráfego qualificado para o seu próprio site, ou seja, de pessoas que poderão virar seus clientes ou consumidores do seu produto/serviço.
Se você deseja atrair mais pessoas para o seu site, precisa saber duas coisas: quem é seu público-alvo atualmente e como é o público-alvo ideal. Isso ajudará você a manter e expandir sua audiência atual e alcançar novas pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Faça algumas pesquisas para conhecer seu público-alvo. Isso não apenas ajudará você a entender melhor seu público, mas também tornará possível determinar quem é seu público-alvo desejado e se você está alcançando-o no momento. Acompanhar os acessos do Google Analytics do seu site já ajuda bastante nessa tarefa!
Você deve estar de saco cheio né, praticamente tudo na internet exige que você conheça seu público-alvo. Bom, isso é um sinal de que é algo realmente importante. Se você não sabe por onde começar, comece por entender o que são personas e como elas te ajudam.
Para dar um exemplo: aqui na Divera começamos a criar conteúdos focados em buscas que mencionavam "site" ou "criação de site". Obviamente o termo é muito abrangente e vai trazer uma audiência genérica e não necessariamente interessada em contratar uma agência de criação de sites. Porém, a partir desses conteúdos, começamos a perceber que existem pessoas que buscam soluções para quando um site está offline ou com algum erro. Esse é um ótimo público para nós, já que podemos ajudar a solucionar o problema e talvez ganhar um cliente novo! Bacana né?
Quando você sabe quem é seu público-alvo desejado, é hora de listar os sites que podem ajudá-lo a alcançá-lo. Encontre os sites que já atraem esse público. Links desses sites podem ajudá-lo a alcançar as pessoas que podem estar interessadas em seu site, mas ainda não o conhecem.
Observe que você não quer um link de todos os sites que existem. Um link de um site duvidoso ou de um site que não tem absolutamente nada a ver com sua área de atuação não tem valor algum. Em alguns casos, pode até prejudicar sua classificação. Mantenha-se longe de sites não confiáveis, pagar por links e de outras práticas que não são recomendadas. A construção de links não é apenas um truque. Obter esses links deve ser parte de um esforço de marketing normal e de uma abordagem estratégia de marketing digital.
Para fazer com que outros sites criem links para seu conteúdo, você precisa ter um conteúdo que realmente faça a diferença e os deixe compelidos a criarem um link. Isso significa que você precisa criar conteúdo de qualidade. Eu sei, é mais fácil falar do que fazer. Mas pense no que atrairá seu público-alvo, no que eles querem saber e qual ponto de vista único você tem a oferecer. Leia novamente. Um conteúdo de qualidade é principalmente "o seu ponto de vista único". Repetir o mesmo conteúdo que todo mundo já publica não vai adiantar muita coisa.
Se você vende produtos ou serviços, não escreva apenas sobre o quão incrível eles são e que as pessoas definitivamente deveriam comprá-los. Crie conteúdo que responda a uma pergunta que seu público-alvo tem ou resolva um problema que eles enfrentam. Forneça as informações que eles estão procurando e você não apenas construirá confiança, mas também obterá mais links para sua página, pois outros sites verão o valor do seu conteúdo.
Além disso, você precisa considerar a legibilidade do seu conteúdo. Certifique-se de que suas páginas e artigos estejam bem estruturados e bem escritos, com as técnicas de SEO necessárias para melhorar o ranqueamento dessas páginas no Google. Se você precisar de mais orientações sobre a criação de um ótimo conteúdo, temos muitos posts em nosso blog sobre Marketing de conteúdo e até mesmo oferecemos esse tipo de serviço.
Quando você estiver satisfeito com o conteúdo que já escreveu e publicou no seu blog, é hora de mergulhar na lista de sites que você criou durante o segundo passo. Quais sites provavelmente vincularão ao conteúdo que você criou? Você pode sentir vontade de enviar tudo o que criou para cada site da lista, mas isso provavelmente prejudicará suas chances de alguém vincular ao seu conteúdo. As pessoas não têm tempo para ler 5 posts de blog e decidir qual gostam, além disso, você pode ser visto como um spam.
Escolha com sabedoria e faça um esforço para encontrar os sites que se encaixam no tópico específico do seu post ou página. Esses sites provavelmente estarão mais dispostos a criar um link pra você, pois seu post de blog se encaixa no conteúdo deles. Mais importante ainda, os visitantes que chegarem ao seu site seguindo esse link realmente estarão interessados no seu conteúdo (aumentando as chances de conversão e visitas recorrentes). Também é bom saber: se você adotar uma abordagem de palavras-chave de cauda longa (escrever sobre assuntos pequenos e de nicho), o número de sites que se encaixarão será pequeno. Isso não é necessariamente algo ruim, pois um conteúdo muito específico também pode significar que esses poucos sites estão mais dispostos ainda a criarem um link para seu conteúdo.
Depois de decidir qual(is) site(s) você deseja contatar, é hora de entrar em contato com eles. Você pode enviar um e-mail, mas as redes sociais, como o Twitter, também são ótimas para entrar em contato com as pessoas. Para aumentar suas chances de obter esse backlink, você deve conhecer o site e o público-alvo a que ele se destina. Isso ajuda você a se comunicar de forma pessoal, o que é importante. Nunca envie e-mails ou mensagens diretas automáticas. Envie um e-mail educado no qual você apresente seu conteúdo e peça que eles coloquem um link para ele. Observe que, muitas vezes, você pode não receber uma resposta.
Para aumentar suas chances de obter um link para sua página, você precisa explicar por que seu conteúdo é único. Tentar obter um link para um post de blog que é muito básico e poderia ter sido escrito por qualquer pessoa é menos provável de ter sucesso do que quando você oferece conteúdo exclusivo. Conteúdo que as pessoas só podem encontrar em seu site. Dito isso, não torne seu e-mail muito longo, pois isso fará com que as pessoas nem o leiam.
Entrar em contato com pessoas ou sites específicos é uma maneira de obter links para seu conteúdo. Outra ótima maneira de obter links e alcançar novos públicos ao mesmo tempo é usar as mídias sociais. Certifique-se de compartilhar seu novo conteúdo por meio de plataformas sociais como o Twitter. Talvez até envie alguns tweets para pessoas específicas que possam gostar do seu artigo. O Facebook também é uma ótima maneira de obter exposição para seus artigos, além de permitir que você promova seu conteúdo e alcance novas pessoas. Quando as pessoas gostam, compartilham e falam sobre seu conteúdo nas mídias sociais, você certamente receberá mais links também.
A construção de links é uma estratégia essencial para impulsionar o crescimento do seu site e alcançar novos públicos. Ao estabelecer parcerias com sites relevantes para o seu nicho, criar conteúdo de qualidade e compartilhá-lo nas mídias sociais, você poderá atrair tráfego qualificado e obter links que fortalecerão a autoridade do seu site nos resultados de busca. No entanto, é importante lembrar que o link building deve ser feito de maneira ética e evitando práticas questionáveis, como obter links de sites de spam ou que não tenham nada a ver com o seu negócio ou mercado. Ao adotar uma abordagem focada no público-alvo, você poderá colher os benefícios de uma estratégia de link building bem-sucedida.
Pra te ajudar mais: Como aumentar o tráfego no meu site
Referência: https://yoast.com/successful-link-building-strategy
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