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Como fazer gestão de relacionamento com o cliente de forma eficiente
Como fazer gestão de relacionamento com o cliente de forma eficiente
26 setembro 2022 /

A gestão de relacionamento com o cliente constitui uma parte extremamente importante das estratégias de marketing digital. Mais conhecida como CRM (sigla de Customer Relationship Management), é um conjunto de práticas que envolve pessoas, processos, estratégia e tecnologia. 

A partir desses 4 pilares, a gestão de relacionamento com o cliente gerencia e analisa dados para acompanhar os leads. Dessa maneira, as informações coletadas servem para traçar as melhores ações durante a jornada daquele cliente. 

Além disso, CRM também é o nome dos softwares usados para administrar as ações e dados dos leads. Então, veja como fazer a gestão de relacionamento com clientes de forma eficiente!

Identifique as necessidades dos clientes

Esse é um dos objetivos principais, pois o prospect chega até a sua marca para resolver uma necessidade. Portanto, a sua empresa deve estar preparada para entender a dor da persona e oferecer alternativas que mostram porque o seu negócio é o ideal para solucionar aquele problema.

Sendo assim, a primeira etapa para fazer a gestão de relacionamento é conhecer a sua persona. A realização de pesquisas e estudos sobre informações do seu público ajudam a traçar o perfil de quem seria o seu cliente ideal. Assim, você chega a padrões, características, comportamentos e necessidades de quem tem maior tendência a comprar da sua marca.

Entender quem é o seu cliente ideal é o que direciona suas ações para que elas sejam mais relevantes. Além disso, os dados orientam suas campanhas desde a prospecção até o pós-venda. 

Mantenha as informações atualizadas

Se o CRM utiliza as informações sobre seus leads para personalizar a jornada de compras, é de suma importância que os dados estejam atualizados. A boa gestão identifica oportunidades de acordo com o comportamento dos consumidores e cria valor para eles. 

Informações desatualizadas não servem de nada, já que a sua estratégia também estará defasada e não conseguirá conversar com os leads. Por isso, é necessário ter sempre dados quentes, pois só assim as suas ações serão realmente efetivas e direcionadas. A gestão de relacionamento deve ter como base uma comunicação clara e personalizada.

É nesse contexto que a ferramenta CRM entra, uma vez que os softwares reúnem os dados de seus leads e é possível fazer a separação por grupos — por estágio do funil, interações, páginas visitadas e outras informações. 

Busque manter um bom relacionamento

Por um bom relacionamento entende-se que a comunicação seja constante e próxima. Ou seja, entregue conteúdos relevantes, de qualidade e que sejam do interesse da sua persona. 

Porém, apenas isso não é o suficiente. Para atrair ainda mais os leads e mostrar que a sua marca quer ajudá-los em suas necessidades, você precisa criar estratégias que vão além. No caso, aprofunde o relacionamento enviando e-mail marketing em diversas ocasiões, entre elas:

  • datas comemorativas (aniversário, datas especiais, etc);

  • promoções;

  • ofertas;

  • novidades.

Essas tarefas ficam mais simples ao utilizar recursos específicos, entre eles ferramentas de automação. Dessa maneira, você consegue gerenciar o disparo de mensagens ao integrar a plataforma com o seu CRM para enviar e-mail marketing a grupos segmentados. 

Acompanhe o histórico de compras

Mais uma vez os dados mostram como são importantes dentro de uma estratégia digital. Desse modo, ao acompanhar o histórico de compras de seus clientes você consegue perceber algumas oportunidades de venda.

É mais fácil fidelizar um cliente para que ele faça compras recorrentes do que conquistar clientes novos. Ou seja, invista em quem já compra com você. Para fazer isso, o histórico de compras por meio da gestão de relacionamento aponta momentos convenientes para fazer a abordagem. 

Automatize os processos

Cada lead é único, não adianta tentar criar uma única estratégia com as mesmas ações para todos. Fazer isso é como não usar o funil de vendas, apenas deixar com que todos os leads sigam o mesmo trajeto — sob o risco de perder muitos deles pelo caminho.

Por outro lado, a personalização também parece algo custoso, demorado e cansativo, mas não quando você utiliza uma boa ferramenta de automação. Assim, a plataforma CRM tem o poder de automatizar centenas de processos e otimizar bastante o tempo da sua equipe, evitando trabalhos repetitivos.

A automatização usa os dados coletados para aperfeiçoar suas ações e melhorar o relacionamento com seus clientes. Com isso, o fluxo de trabalho fica mais rápido e suas campanhas são mais eficazes. 

Aposte na personalização

Chegamos a um dos maiores benefícios do uso de plataformas de gestão de relacionamento com o cliente. Os usuários na web já sabem que têm poder e que conseguem decidir onde comprar, com quem e de que forma. Nesse sentido, eles têm grande poder de escolha.

Então, se uma marca não oferece exatamente o que eles desejam, é mais fácil buscar por outra que ofereça algo que seja o mais próximo possível do que eles necessitam para resolver seus problemas. E é exatamente aqui que a personalização mostra seu valor.

Sendo assim, aquelas informações atualizadas, as estratégias direcionadas e a personalização são essenciais para manter clientes fiéis. Eles percebem o valor de seus produtos ou serviços, o atendimento diferenciado e outros benefícios. A partir disso, o cliente se sente único e valorizado pela sua marca. 

Invista na estratégia de e-mail marketing

O e-mail ainda é um modelo de comunicação muito eficaz nas estratégias de marketing digital. Você consegue manter a relação de 1x1 e se comunica diretamente com seu lead, conforme o nível de relacionamento que tem com ele. 

Dessa forma, o e-mail marketing é a chance de construir relações e fortalecê-las. Além do mais, essa estratégia também tem como benefícios:

  • redirecionar o tráfego para páginas do seu blog, redes sociais ou site;

  • aprender mais sobre o comportamento de seus leads;

  • rastreamento dos passos do lead (abertura de e-mail, links clicados, etc);

  • excelente custo-benefício para sua empresa;

  • acompanhamento de resultado por meio de métricas;

  • segmentação de grupos e abordagens diferentes para cada um deles;

  • possibilidade de envio em todas as etapas do funil de vendas;

  • fidelização de clientes.

A gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para entender seu público e guiá-lo até o fundo do funil. Se a sua empresa não usa um CRM, perderá leads pelo caminho e cometerá muitos erros, além de ter uma taxa de vendas muito menor.

A sua empresa já conta com CRM? Conte nos comentários os impactos dessa mudança no relacionamento dos clientes com a sua marca!

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