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Como saber quantos acessos tem meu site?
Como saber quantos acessos tem meu site?
18 abril 2021 /

Há muito tempo em um lugar muito distante, onde também existia internet, sites faziam contagem de visitas. E pronto. Essa era a única informação e lembro de clientes falarem em alto e bom som que seu site já tinha tido mais de cem mil acessos. Aí eu perguntava: "Desde quando? - Desde que entrou no ar. Coisa de 2 a 3 anos." Dividindo esse total pelo tempo, dá algo em torno de 100 visitas diárias, em média.

Ao usar ferramentas de criação de sites era possível adicionar esses contadores e ainda escolher o estilo que mais combinasse com o layout.

Ao usar ferramentas de criação de sites era possível adicionar esses contadores e ainda escolher o estilo que mais combinasse com o layout.

Além de ser um número baixo o problema ainda é pior: é inútil. Inútil por diversos motivos: 1- Quem acessou o site há 3 anos não importa mais; 2- Quem são as pessoas por trás desses acessos? Não sabe. 3- De onde elas vieram? O que elas fazem no site? Pra onde elas vão? O que elas comem... Sem essas informações, são apenas números frios, sem contexto (guarda essa palavra). Claro que podem representar alguma coisa, mas pouquíssima coisa.

Importante observar aqui que as ferramentas atuais de análise identificam os usuários de forma genérica, como gênero, local de acesso e outras informações importantes para traçar padrões e ajudar na estratégia digital. Não os identificam por nome, CPF, RG, etc. Aliás, isso é possível de ser feito sim, porém com outras técnicas muito mais "educadas" como o inbound marketing (mas cuidado com a LGPD).

Análise mais detalhada

Uma das áreas que mais evoluiu no mercado digital é a análise de dados, sendo um dos principais diferenciais se comparado aos métodos tradicionais de marketing com TV, rádio, anúncios em jornais, etc.

Em 2005 o Google adquiriu o Sistema de Estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, para hoje se tornar o Google Analytics, a ferramenta de análise de dados web mais utilizada no mundo.

Pode-se dizer que um dos motivos do grande sucesso é a sua versão free, de fato totalmente gratuita, que possui tantos, mas tantos recursos, que é difícil encontrar alguém que domine grande parte do software e entenda a maioria dos relatórios. Isso porque não é de apenas conhecimento técnico que o profissional precisa, o mais importante aqui é de fato saber interpretar dados.

O Google Analytics não te fala se algo está certo ou errado, isso precisa ser interpretado dentre as várias informações disponibilizadas e as diversas combinações que podem ser feitas.

INTERESSANTE: com o enorme uso da ferramenta de diferentes tipos de plataformas, segmentos, localidades, etc, e utilizando de big data e data analytics, a ferramenta começou a ter suas próprias análises e hoje dá sim dicas de possíveis problemas e oportunidades comparado com informações do mesmo segmento e de dados anteriores. Mas não se engane, o que vale de fato, é a interpretação estatística.

Contexto dos dados

Eu avisei pra guardar essa palavrinha não foi à toa. O conceito que veio junto com o Google Analytics na análise de visitantes do site foi o fato de contextualizar os dados. Agora, invés de simplesmente falar "meu site teve 1.000 acessos", começou-se a falar "meu site teve 1.000 acessos essa semana". Olha que diferença!

E que diferença. Mas esse é só um dos contextos. Você pode cruzar dados a vontade. Alguns exemplos:

Acessos diários em um período de tempo

Acessos diários em um período de tempo

Acessos diários com comparativo no mesmo período anterior

Acessos diários com comparativo no mesmo período anterior

E nem tudo são gráficos, na verdade, tem mais dados tabelados:

Já deu pra entender né? Ou pelo menos ter uma ideia...

Como instalar o Google Analytics?

O processo de instalação envolve inserir um código no seu site, então se você não saber exatamente o que está fazendo, chama a gente que ajudamos.

O processo inicia ativando o cadastro em analytics.google.com. Será necessário fazer login com uma conta do Gmail e no processo algumas informações são necessárias. Como avisei acima, melhor deixar isso com o responsável pelo site.

Exemplo de código a ser instalado no site

Exemplo de código a ser instalado no site

Informações básicas

Após 24 horas da instalação do código, as principais informações disponíveis são:

  • Total de visitas (sessões) e visitantes (usuários)
  • Tempo de permanência médio do usuário no site
  • Novos usuários vs. usuários que retornaram
  • Número médio de visitas por usuário
  • Quantas páginas em média foram visualizadas em cada visita
  • Taxa de rejeição

Dados básicos apresentados no relatório do Google Analytics

Dados básicos apresentados no relatório do Google Analytics

Talvez uma das informações mais úteis são as fontes de acesso, ou seja, de onde vieram os usuários que visitaram seu site. Por aqui dá pra saber nitidamente se a campanha patrocinada, por exemplo, está trazendo muitos visitantes.

Origem dos acessos ao site

Origem dos acessos ao site

  1. Campanha Patrocinada
  2. Busca no Google
  3. Campanhas de Display
  4. Acessos Diretos
  5. Email
  6. Sites de Referência
  7. Redes Sociais

Quais são suas metas com o site?

Tudo muito bonito, tudo muito legal, mas vamos falar de negócios! Quando desenvolvemos um site, a primeira pergunta que fazemos ao cliente é: "qual o seu objetivo com ele?". Olha só, o Analytics também faz essa pergunta.

O Google Analytics possui um recurso que deve ser utilizado por todos, mesmo esta não sendo configurada automaticamente. O recurso de Metas é o que permite de fato saber o que mais converte (o que mais vende) e qual estratégia ou canal traz mais lucro para seu negócio.

Por exemplo, você consegue saber:

  • Quantos contatos foram enviados
  • Quantos leads coletados
  • Quando cliques no botão do WhatsApp
  • Total de compras efetuadas e o valor total vendido (no caso de lojas virtuais)

Tudo bem, você já pode ter essas informações em outras ferramentas, na própria plataforma do ecommerce, nos emails recebidos ou no CRM, porém, somente no Google Analytics você consegue relacionar essa informação com todas as demais que você já conheceu:

Aqui percebe-se claramente que as campanhas patrocinadas (CPC) são as melhores em todos os aspectos: mais visitas, mais conversões e a melhor taxa de conversão.

Aqui percebe-se claramente que as campanhas patrocinadas (CPC) são as melhores em todos os aspectos: mais visitas, mais conversões e a melhor taxa de conversão.

Aqui conseguimos ver o que já sabemos: 3x mais vendas pelos acessos do celular (mobile).

IMPORTANTE: As metas não são configuradas no Analytics por padrão, isso porque cada site pode ter diferentes objetivos a serem concluídos. É necessário fazer algumas configurações que podem ser feitas novamente através de códigos inseridos no site ou da forma que eu mais gosto: usando o GTM.

Relatórios de Marketing Digital

Não precisa falar que qualquer estratégia de marketing digital utilizada, que provavelmente vai envolver algum site ou landing page, precisa ser monitorada com o Google Analytics né? 

Você consegue configurar com as Metas e também com o padrão UTM nas URLs para identificar, por exemplo, quantos acessos e conversões vieram de um determinado influenciador, ou quais influenciadores dentre os contratados tiveram os melhores resultados, e quais são esses resultados.

Daí, com todos esses dados em mãos, a mágica é feita e você consegue calcular o RÓI - Retorno of investiment - ou o Retorno sobre o investimento feito.

Fórmula do RÓI

Sabendo a receita do que foi vendido pela estratégia digital (usando a configuração de Metas e UTM mencionadas acima) e o custo investido total, é fácil chegar no quanto esse esforço trouxe de resultado (positivo ou negativo).

"Em Deus eu acredito, todos os outros tragam-me dados" (tweet essa frase)

Essa frase de autor desconhecido ilustra bem o que falamos e ainda explica outra situação. Você pode estar pensando: "mas isso tudo é gratuito?". De certa forma não. Vamos aos fatos.

Ao disponibilizar a plataforma de forma gratuita o Google conseguiu estar presente em praticamente 3/4 de toda a internet, monitorando comportamento dos usuários, servidores, conteúdos e diversos outros aspectos da web. Isso é muito valioso para quem trabalha com busca, não acha? Saber tudo que acontece? Praticamente um big brother, rsrs.

Então se está precisando de saber melhor o que está acontecendo na presença digital da sua empresa ou se precisa de fato começar a fazer alguma coisa, acompanhar os resultados é de extrema importância. E conte a gente nessa caminhada!

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