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O Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais no mundo, sendo aproximadamente 70% dos habitantes conectados à alguma plataforma social, como o Facebook e Instagram, por exemplo. Levando em conta a atual população, são mais de 150 milhões de usuários ativos, de acordo com o relatório de 2021 da We Are Social em parceria com Hootsuite. Então confira 5 dicas de como vender nas redes sociais.
Com essa informação em mente, as redes sociais se tornam o melhor shopping center em que você pode alugar um espaço e ter sua vitrine bem posicionada. O melhor é que você consegue vender nas redes sociais de forma totalmente gratuita e todas as dicas que daremos, você pode utilizar sem investir 1 centavo, mas recomendamos que utilize do tráfego pago para acelerar os resultados.
Rede social é toda plataforma digital da internet que é construída por pessoas ou organizações, com intuito de se relacionar e conectar em diferentes formas (texto, vídeo, imagens, etc). Cada rede social possui sua forma de se comunicar e isso impacta diretamente em como realizar uma venda através dela. No Brasil temos uma grande presença do WhatsApp, mas não se engane, pois ele não é o Top 1. Confira abaixo as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros.
Entendendo melhor o que são e as mais utilizadas aqui no Brasil, vamos às 5 dicas de como vender nas redes sociais.
Se você não está familiarizado com termos do marketing digital, não se preocupe, pois iremos te explicar. CTA é uma sigla em inglês para Call To Action, ou seja, chamada para ação. Essa estratégia consiste em utilizar bons momentos durante a comunicação com seu potencial cliente, para direcioná-lo para uma ação desejada. Uma das mais famosas no Youtube, por exemplo, é o pedido de inscrição e ativação do “sininho” para alerta de novos vídeos.
O Instagram, que cada vez mais tem ganhado força e popularidade, possui também o link da biografia do perfil, que pode conter apenas 1 único link para contas comerciais ou de criadores de conteúdo. Para que não limite os direcionamentos para outras páginas e ações desejadas, muitas empresas optam por utilizar ferramentas que conseguem concentrar diversos links em um único URL. Certamente você já viu essa estratégia sendo utilizada e nós recomendamos bastante para que crie chamadas para ações que levem o seu público até o link da sua bio e clique no canal desejado, que pode ser o seu site, um acesso direto para o WhatsApp ou outro destino que deseje.
Aproveitando a possibilidade de direcionar o seu potencial cliente para outros destinos, precisamos falar da estratégia omnichannel, que nada mais é do que utilizar diversos canais de comunicação para interagir com sua audiência e aproveitar diversas oportunidades de venda.
As redes sociais podem alterar de uma hora para a outra e algumas atualizações podem interferir diretamente no seu negócio, por isso não é ideal que você “concentre todos os ovos em um único cesto”. Tenha um site próprio com blog, para gerar conteúdos que seu público se interessa, esteja nas principais plataformas que possuem relevância para seu cliente e adapte sua comunicação para cada uma delas. Dessa forma, você potencializa sua presença no ambiente digital e aumenta as chances de vender nas redes sociais.
Confira abaixo uma lista de canais que podem ser utilizados na jornada de compra do seu cliente:
Site;
Blog;
Redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn, etc);
E-mail Marketing;
Stand em eventos;
Loja física;
Entre outros.
Uma boa estratégia para vender nas redes sociais leva em consideração como o seu cliente chega até você e quais caminhos ele pode trilhar para melhorar a experiência com a sua empresa.
Na dica número 2, falamos um pouco sobre os canais de comunicação que podem ser explorados para ter melhor conversão e isso nos leva diretamente até o Funil de Vendas. Existem diversos funis para diferentes objetivos, mas vamos começar pelo funil de 3 etapas: topo, meio e fundo.
No topo do funil, você está com foco em atrair mais pessoas, conquistar novas audiências e nessa parte as redes sociais cumprem muito bem o seu papel, com a geração de conteúdo focada em pessoas que precisam de uma informação que desperte o interesse. Para isso você precisa de um conteúdo relevante, de qualidade ou contextualizar muito bem aqueles conteúdos virais, como os memes, reels, tiktok, etc.
Com um topo de funil bem feito, o usuário já teve contato com sua empresa, se interessou e está conectado com você, agora ele precisa ser munido de mais informações e aprofundar esse relacionamento. Agora você necessita utilizar estratégias de conteúdos para consideração, ou seja, meio de funil. Nessa etapa você pode direcioná-lo para um conteúdo mais completo em seu blog, utilizando a técnica de CTA da dica número 1.
Após seguir mais próximo da sua empresa, seu potencial cliente está levantando os prós e contras de fechar um negócio ou comprar um produto com você, essa etapa chamamos de fundo do funil. Aqui a sua comunicação precisa ser mais direta e concentrada em quebra de objeções, mostrando que você é a melhor opção para aquela pessoa levando em consideração o que ela deseja. Importante aqui saber em quem você deve concentrar mais esforços para uma venda mais assertiva e quais os melhores argumentos para concretizar sua venda que iniciou pelas redes sociais.
Essa estratégia chamamos de funil pelo seu formato que lembra bastante o objeto, onde no topo você terá mais pessoas e no fundo menos. Com estratégias integradas de marketing digital, é possível mensurar e entender como está caminhando cada etapa de conteúdo e onde aperfeiçoar. Caso tenha interesse em saber mais, ao final desse conteúdo iremos deixar um link para falar diretamente com nossos especialistas (olha o nosso CTA aí).
Quando falamos de vender pelas redes sociais, como por exemplo no Instagram, estamos dizendo nas entrelinhas, que você precisa aumentar sua audiência e aproveitar os ganchos para realizar uma venda. Atualmente estamos convivendo com um boom de memes, dancinhas e conteúdos virais com o grande impacto do TikTok, e saber utilizar essa tendência para atrair mais pessoas que podem se conectar com sua marca, é essencial para que você construa uma rede com grandes potenciais de venda.
Não basta colocar um meme ou fazer uma dança que não comunica diretamente com o seu negócio. Para deixar mais claro o que queremos dizer, vamos deixar um Reels feito pela Netflix que promove um filme lançado pela plataforma, mas que contextualiza com o momento político atual do mundo e encaixá-lo no formato que tem maior alcance, atualmente, no Instagram. Clique aqui para conferir.
Quando falamos de empresas que buscam como vender nas redes sociais, não podemos deixar de lado um dos principais motivos que trazem maior adesão a essa estratégia de comunicação e relacionamento. O posicionamento da marca faz com que cada vez mais pessoas se conectem com empresas e se tornem clientes fiéis. Já se foi o tempo em que você comprava em uma loja porque era a única na sua cidade ou a mais próxima de você. A internet rompeu barreiras e aumentou a concorrência a nível global, fazendo com que marcas precisem ter um posicionamento claro de mercado para que consigam vender para o público que buscam. Novamente iremos trazer por aqui um case de sucesso, que é o caso do Nubank.
O Nubank sempre teve um posicionamento claro, sendo um banco 100% digital, mais transparente e menos burocrático. Foram anos de investimento sem retorno imediato, devido a sua dificuldade de rentabilizar o cliente. Para termos uma ideia melhor, em 2020 a empresa possuía um prejuízo de R$230 mi. Uma decisão estratégica de investimento, conforme disse Guilherme Lago, diretor financeiro do Nubank.
“Mas por que o Nubank continua dando prejuízo? Já explicamos, mas é sempre bom reforçar: o prejuízo é uma decisão de negócio. Escolhemos, agora, seguir investindo a margem que geramos em times, serviços e produtos, em vez de já realizar lucro. Podemos gerar lucro a qualquer hora, mas, neste estágio da nossa empresa, queremos seguir crescendo junto com os nossos clientes”
O investimento em branding durante os anos foi tão forte, que basicamente qualquer pessoa, seja de qual geração for, conhece a empresa que foi responsável por incluir mais de 3,8 milhões de brasileiros que eram desbancarizados e que em 2021 foi para a bolsa de valores sendo avaliada em R$230 bi e se tornando o banco mais valioso da América Latina. Esse é o poder do posicionamento de marca aliado à estratégias de marketing.
As redes sociais são essenciais para ter sua vitrine de produtos e serviços expostos para o mundo inteiro, sendo um ótimo canal de comunicação focado na atração de pessoas que potencialmente podem comprar da sua empresa. Todas as dicas citadas aqui podem ser construídas de forma gratuita, mas para vender nas redes sociais, é necessário entender o potencial de cada plataforma e ter o foco em melhorar a experiência do seu cliente em diversos ambientes digitais, conduzindo-o de forma efetiva pelo funil de forma natural, gerando um maior encantamento e engajamento com sua marca.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de entender melhor como o Marketing Digital pode potencializar o seu negócio com estratégias que cercam seu cliente em toda internet, entre em contato com nosso time de especialistas.
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