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Conheça a Gestão Data Driven
Conheça a Gestão Data Driven
16 setembro 2021 /

Você já ouviu falar no termo Data Driven? Será que é uma palavra bonita para expressar algo ordinário ou tem mais por trás que precisamos entender? Confira agora nesse post o que é, porque aplicar e como.

O que é Data Driven?

Esse termo une duas palavras em inglês que apenas traduzidas já explica muito bem o propósito dessa gestão. Data significa dados, o que hoje chamamos de "o novo petróleo" para explicar o quão valioso é. Driven é um adjetivo que significa dirigido, ou seja, no sentido de orientação e direção, resultando em uma tradução literal de "dirigido por dados".

Data Driven significa unir a grande riqueza do mundo digital, que são os dados, todo o rastreio de comportamento e atividades em sites, apps, streaming, etc, com um propósito analítico que orienta os próximos passos de uma empresa.

Por que utilizar uma gestão Data Driven?

Você pode estar se perguntando quais os motivos de ter uma orientação por dados na gestão empresarial e para ficar mais dinâmico, abaixo segue alguns dos benefícios em tópicos:

  • Gestão científica com base em dados reais, permitindo maior assertividade nas ações
  • Clareza nas informações mais valiosas para a corporação
  • Menos dúvidas e incertezas
  • Planejamento e monitoramento realísticos do mercado
  • Agilidade na tomada de decisões difíceis
  • Redução de custos com "experimentos"
  • Desenvolvimento de produtos ou serviços melhores

Se você gostou dos benefícios e quer implementar isso na sua empresa, pode estar se perguntando: como fazer isso? Então fique atento a seguir para entender como você irá aniquilar seus dias de dúvidas e decisões sem fundamentos.

Como implementar uma Gestão Data Driven

Para implementar uma gestão orientada por dados, você precisa promover uma cultura empresarial dessa forma, amarrando de ponta a ponta os processos e deixando tudo equilibrado. Logo irá precisar mais do que ferramentas, mas todo um time unido em uma metodologia.

Para ter sucesso, você precisa ter toda a rede de sua empresa com coleta de dados bem estabelecidas, tendo os indicadores e métricas de sucesso (KPI`s) bem estabelecidos. Isso vai desde suas redes sociais até o time de pós-vendas.

Para coletar esses dados, não da para ser na mão. Precisa de ferramentas e softwares aliados como Google Analytics, para entender quem acessa seu site, relatórios do seu sistema de relacionamento com o cliente (CRM), redes sociais, etc. Ideal que pesquise quais dessas ferramentas melhor se adequam a realidade da sua empresa.

Após essa coleta, centralize tudo. Nessa hora um dos seus maiores aliados são os Dashboards. Painéis intuitivos e interativos, permitindo melhor análise. Você pode fazer Dashboards em Excel, Google Planilhas ou programas específicos que automatizam esse processo, como por exemplo o Google Data Studio que é gratuito.

Monte Dashboards de cada equipe para que possam analisar de forma direta o que trabalham, interpretem os dados e tomem decisões baseadas nessas análises. Tudo poderá ser argumentado e comprovado para um outro time e, principalmente, será debatido com uma análise geral da empresa. Para isso recomenda-se também um Dashboard geral, que facilitará a tomada de decisão, sem privilegiar algo que foi interpretado de forma anexa à empresa.

Outra vantagem é que o Data Visualization (dataviz) irá facilitar que os gestores entendam os desafios que encontram e tracem as métricas aliadas ao seu escopo de trabalho. Dessa forma, integra melhor sua equipe e facilita a palavra final da direção ou CEO, pois todo o detalhamento será acessível e facilmente compreendido.

Após a implementação completa, toda sua empresa poderá ter acesso aos dados, levando à uma melhor gestão do negócio, além de uma cultura empresarial mais eficiente que auxilia na caminhada até os objetivos traçados anteriormente.

Esse post é apenas uma introdução ao assunto que é muito mais profundo, mas já é o suficiente para entender o quão importante é mudar sua perspectiva sobre o comportamento digital e a tomada de decisões. Caso queira trabalhar com estratégias digitais orientadas por dados, converse conosco e transforme sua gestão.

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