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Em um mundo transformado pela tecnologia, o consumidor 5.0 se destaca com um comportamento apressado e exigente. É um novo padrão que se estabelece e que acende um alerta para a necessidade do planejamento de marketing.
A busca por comodidade e praticidade faz com que esse consumidor queira conhecer diversas ofertas antes de tomar uma decisão de compra. Com acesso digital irrestrito, a informação chega muito rápido às mãos dos clientes, e quem não se antecipa, perde vantagem competitiva.
O que é o consumidor 5.0 e quais as suas principais características? Veja neste artigo as diferenças para as versões anteriores e como fazer suas estratégias de marketing focadas nesse perfil. Boa leitura!
Um perfil tecnológico e digital, conectado e atento às tendências e novidades para adquirir produtos e serviços com o melhor custo-benefício. Assim é o consumidor 5.0, última geração de um perfil de consumidor com um comportamento exigente e que não se deixa levar por uma promessa rasa.
As pessoas que nasceram após o ano 2000 são classificadas como integrantes do grupo dos consumidores 5.0 – ou seja, que cresceram em uma era completamente digital. Tendo maior facilidade para se comunicar nos mais variados tipos de canais, querem interagir com marcas que demonstrem interesse em suprir suas necessidades.
Conhecido como nativo digital, o consumidor da quinta geração apresenta algumas características importantes que o identificam. Veja as que mais se destacam!
O consumidor 5.0 valoriza e muito quando uma marca consegue oferecer uma boa experiência em toda a sua jornada de compra. Esse pode ser um fator decisivo de conversão e fidelização, já que, sendo positiva, a tendência é que ele volte a fazer negócio.
Mais do que ter as expectativas correspondidas, o consumidor com esse perfil espera ser surpreendido. Ele valoriza todas as etapas de atendimento, do primeiro contato até o pós-venda, desde que seja algo diferente do que é oferecido pela concorrência.
É fato que quem é influenciado também influencia, e o consumidor 5.0 tem essa característica ainda mais marcante. Depois de fazer buscas intensas por informações e detalhes sobre o que deseja, compartilha suas impressões comparando com as percepções alheias.
Em tempos de influenciadores digitais que ditam tendências e têm uma atuação ativa online, as percepções que essas pessoas compartilham com seu público são ainda mais valiosas. O problema é que elas podem ser positivas ou negativas, influenciando a decisão de quem confere os comentários nos sites e redes sociais.
Um consumidor ativo online no modo fulltime, ou seja, que está sempre conectado e de olho em todas as novidades. O nativo digital se vale do smartphone para acessar perfis, páginas, links, a qualquer momento do dia ou da noite, fins de semana e feriados.
As empresas precisam se preparar para se fazer disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, se não quiserem perder vendas. As lojas físicas ainda estão em alta, mas é online que o consumidor 5.0 busca a facilidade de pesquisar produtos, comparar preços e qualidade da oferta.
De tanto pesquisar informações e acompanhar as estratégias e ações de branding, o consumidor 5.0 sabe reconhecer o valor das marcas. Ele acaba se envolvendo e participando ativamente, construindo uma relação de afetividade e, consequentemente, recomendações daquela empresa para mais pessoas.
Nesse contexto, quanto mais o consumidor se envolve positivamente e se identifica, maiores as chances de se tornar um promotor e parceiro. Esse tipo de relacionamento tem um nome, Love Branding, e se refere à estabelecer um vínculo mais profundo, que vai além da compra de um produto.
O perfil do consumidor passou por alterações ao longo dos anos, o que se deve à transformação digital e mudanças nas empresas. Com isso, a evolução do atendimento e relacionamento com os clientes acompanhou o ritmo mercadológico.
Já não é preciso sair de casa para realizar compras ou contratar um serviço, o que era imaginável a bem pouco tempo. Hoje, a interação entre empresas e clientes acontece por meio de canais inteligentes, que em poucos minutos direcionam para as soluções disponíveis.
Conhecer os perfis que antecedem o do consumidor 5.0 vai ajudar a compreender esse público ciente do que quer e a construir as estratégias mais alinhadas. Veja o progresso dessa jornada!
Um consumidor prático, que compra direto na loja física, de forma simplificada, objetiva e sem intermediários. Sem muitas alternativas de concorrentes, não tinha muito o que pesquisar e comparar para tomar a decisão de compra.
O mercado cresceu e a concorrência aumentou, o que mudou o comportamento do consumidor que já não comprava na primeira oferta. Ter condições de comparar o custo-benefício fez do consumidor 2.0 alguém mais exigente, obrigando as empresas a investirem em diferenciais competitivos.
Aqui, a internet, acompanhada de soluções tecnológicas diferenciadas, já oferece condições de as empresas atuarem no ambiente online. O consumidor passou a fazer mais pesquisas e comparações antes de ir às lojas e efetivar uma compra.
Uma das transições mais marcantes, considerando não só os buscadores da internet como fonte de consulta, mas os produtos agregados como redes sociais e blogs. O consumidor 4.0 tem uma gama de meios e possibilidades para encontrar aquilo que deseja.
O consumidor 5.0 é uma versão ainda mais refinada de sua antecessora, já que espera uma abordagem completa e de qualidade em todos os sentidos. É o consumidor que não se satisfaz apenas com um serviço bom, mas algo que salte aos olhos e seja muito melhor do que a concorrência oferece.
Nesse contexto, as estratégias de marketing devem ser pensadas com calma, observando as particularidades desse perfil para ganhar sua preferência. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar nesse desafio!
A cultura Data Driven de orientação por dados tem sido cada vez mais difundida nas empresas e pode ajudar o marketing a mapear o perfil do consumidor 5.0. Ao mensurar e analisar o comportamento no site e redes sociais, é possível entender o nível de engajamento desse potencial cliente com a marca.
É primordial saber como ele pensa e age para definir sua escolha e tomar a decisão de compra. Os dados são a base de indicadores que geram importantes insights para a construção de estratégias e campanhas mais direcionadas.
O consumidor 5.0 tem que ser ouvido e ter suas necessidades compreendidas, logo, o atendimento humanizado é diferencial e tanto. É preciso envolver o público e fazer com que ele se sinta parte das ações de branding e um disseminador das boas ideias.
Esse envolvimento produz o sentimento de pertencimento, valorizando a parceria e preferência do consumidor 5.0. Ele é o protagonista e deve ser colocado no centro da campanha, pois conhece bem o produto ou serviço.
Ao se deparar com uma pessoa que pode se beneficiar do serviço/produto de uma marca que admira, o consumidor 5.0 fará essa recomendação de forma emotiva, evidenciando os diferenciais e os motivos para comprarem seus produtos. É uma parceria importante, fortalecida por lados que ultrapassam o preço acessível ou a qualidade.
Vamos imaginar que a empresa já ofereça um produto ou serviço de qualidade, com um custo-benefício competitivo. O que fazer para diferenciar ainda mais a experiência desse consumidor tão exigente? Vale pensar nas embalagens personalizadas, frete grátis acima de determinado valor, clube fidelidade, entre outros.
O consumidor 5.0 tem uma natureza livre, ou seja, quer ter autonomia para entrar em contato com a empresa quando quiser. Por isso, é importante pensar na disponibilidade de canais que acompanhem a personalidade e comportamento desse público.
O conteúdo online da marca precisa ter relevância para o consumidor 5.0 ou ele buscará em outra fonte, uma vez que não gosta de perder tempo. A estratégia deve englobar conteúdos educativos que tragam respostas para as dúvidas ou resolução para as dores, levando o consumidor a tomar uma ação à medida que avança na leitura.
Além dos canais personalizados, pense na velocidade de ação e pensamento do consumidor 5.0. A agilidade do atendimento mostra que a empresa se preocupa e que entende o quão precioso é o tempo dos clientes.
Os chatbots são uma boa alternativa, já que funcionam 24h por dia e são desenvolvidos com as aplicações da Inteligência Artificial (IA). Com interações que imitam o atendimento humano, do outro lado o consumidor se sentirá acolhido por conseguir resolver suas demandas.
Perceba que, diante de um cenário tão digital, o crescimento e predomínio do consumidor 5.0 no mercado é inevitável. As empresas que não se movimentarem em prol de elaborar estratégias e oferecer diferenciais de atração perderão espaço no mercado e, consequentemente, competitividade.
Gostou do post? Se você deseja diferenciar suas estratégias e sobressair aos concorrentes saiba mais sobre o Marketing 5.0 e suas aplicações para atrair ainda mais a atenção dos nativos digitais!
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