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Com a evolução do Marketing Digital, muitas empresas começaram a se preocupar em gerar resultados sólidos e mensuráveis, o que levou a uma jornada de "caça ao tesouro" onde precisa-se entender cada vez mais os percursos que o cliente faz no mundo virtual e como ele está interagindo com a empresa. Assim inicia-se o que chamamos de data driven marketing.
Se você nunca ouviu falar em data driven marketing ou não sabe como implementar na sua empresa essa técnica que vale ouro, iremos te explicar o que é, quais as vantagens que você terá, as estratégias possíveis e como utilizar esse arsenal para sua organização vender mais no digital ou alcançar melhor os objetivos propostos com estratégias de marketing.
Data driven é um termo em inglês que traduzido significa orientado por dados, logo data driven marketing envolve a execução de estratégias de marketing orientadas por dados que foram coletados de diversos meios que sua empresa está inserida para ajudar na tomada de decisões.
Com a chegada da internet, essa técnica se intensificou, já que existem ferramentas capazes de proporcionar um melhor acompanhamento, análise e entendimento sobre quem interage com sua empresa. Esse tipo de estratégia permite uma maior assertividade nas decisões e diminui os riscos, pois há uma personalização das ações e campanhas que podem ser direcionadas para o seu público comprador e/ou valioso, fugindo de um público-alvo amplo e que, muitas vezes, não está totalmente alinhado com seu produto.
O data driven marketing não é mais um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade para aquelas empresas que buscam melhorar os resultados e/ou reduzir custos, trabalhando em conjunto com as tecnologias que vão surgindo e evoluindo cada vez mais, como por exemplo o Machine Learning (aprendizado de máquina) e os recursos de Inteligência Artificial.
Data driven também não se restringe apenas ao marketing, mas pode ser uma "virada de chave" para toda a sua organização, promovendo uma cultura analítica e uma gestão orientada por dados.
Agora que você já sabe o que é data driven marketing, confira os principais benefícios de implantar essa técnica na sua empresa ou porque você deveria investir na contratação dos serviços de agências especializadas em marketing digital:
Redução de custos com testes
Melhor entendimento sobre seu público comprador
Maior taxa de sucesso nas ações desenvolvidas
Desenvolvimento de um produto ou serviço melhor
Aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI)
Criação de campanhas e conteúdos relevantes para seu público
Personalização da Jornada do Cliente
Integração mais efetiva entre Marketing e Comercial
Desenvolvimento de uma cultura analítica na empresa
Menor desgaste e tempo para decisões de negócios
Ter sua empresa com maior efetividade no marketing, alavancando suas vendas ou reduzindo os custos operacionais já vale qualquer esforço, certo? Para garantir uma boa implementação do data driven marketing na sua empresa, tenha atenção com os dois pontos importantes:
É importante entender o perfil de profissionais que a empresa precisa buscar para que tenha maior sucesso na implantação e desenvolvimento do marketing orientado por dados. Sua empresa precisa de profissionais que tenham entendimento de métricas, pois dados não estruturados são apenas números que podem mais confundir do que auxiliar no processo de decisão.
Conhecer os indicadores-chaves de sucesso de cada campanha e ter familiaridade com os termos do tráfego pago e também do orgânico torna-se algo crucial para o sucesso das estratégias propostas por especialistas da área. Além disso, o profissional também precisa ter boa comunicação, já que será responsável por interpretar os dados e levar informações e conhecimento para o resto do time ou seus superiores.
Não adianta ter um profissional especializado dentro da sua empresa se ele não puder contar com boas ferramentas que o auxiliarão a lidar com dados estruturados. Nesse momento, você pode estar pensando em mais custos, porém boa parte dos recursos que iremos falar aqui são gratuitos.
Confira as principais ferramentas data driven que podem ajudar o departamento de marketing da sua empresa!
Essa ferramenta é responsável por registrar e fornecer informações sobre os acessos do seu site, como por exemplo o número de visitantes, o tempo médio que estão ficando na página, dados demográficos, principais páginas acessadas e muito mais.
O Google Analytics é uma das ferramentas obrigatórias para qualquer pessoa ser capaz de coletar dados básicos para mensurar os resultados de suas estratégias de marketing digital.
Quando falamos de dados, existe um termo no mercado chamado "dataviz", que nada mais é do que uma abreviação de data visualization, ou seja, visualização de dados.
Relatórios e apresentações podem ficar muito confusos se não criados com técnicas específicas que facilitam o entendimento. Nesse meio, dizemos que a visualização de dados é como uma piada, se você precisar explicar, é porque está ruim.
Todas as plataformas de anúncios, como por exemplo o GoogleAds, FacebookAds, LinkedIn e TikTokAds, possuem um painel de exibição de dados que permitem um acompanhamento dos resultados que é essencial para que o responsável pelo gerenciamento da conta consiga ver, e até mesmo comparar, os números obtidos pelas campanhas.
O uso e acompanhamento das campanhas por meio dessas plataformas ajudam a evitar o desperdício de dinheiro com ações ineficientes, sendo possível realizar otimizações em cada etapa de análise sempre que necessário.
Após falarmos do Google Analytics, não poderíamos deixar de lado o Google Search Console, que fica responsável pela análise dos resultados de acessos no seu site de forma orgânica, ou seja, todas as estratégias de trafego orgânico, que não são foram impulsionadas com anúncios pelo GoogleAds.
Essa ferramenta mostra os acessos, impressões, principais pesquisas que levam ao seu site e muito mais. Com esses dados disponíveis de forma rápida e automática, você terá mais agilidade para ajustar suas estratégias de marketing, mais informações sobre o comportamento do usuários do seu site e várias outras informações que podem ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa.
A necessidade de utilizar plataformas de automação e CRM como por exemplo o RD Station, HubSpot ou Salesforce, torna-se cada vez mais frequente em empresas de qualquer porte. Com o avanço da tecnologia e inovações no mercado, essas plataformas se tornaram cada vez mais acessíveis.
Contar com ferramentas como essas, mesmo quando possuem planos pagos, ajuda muito a integrar os times de marketing e vendas. Por meio de investimentos com plataformas de automação e CRM, é possível gerenciar melhor os leads (contatos) que chegam até sua empresa, mensurando os resultados, a qualificação dos mesmos e automatizando processos como disparo de e-mails e nutrição de leads que ainda não estão qualificados para vendas.
Empresas que possuem profissionais capacitados e integrados ao data driven marketing, com ferramentas que o auxiliam podem trabalhar estratégias adequadas para otimizar os processos e resultados. Dessa forma abrimos um leque de oportunidades que serão desenvolvidas de forma única para cada marca, com objetivos claros e mensuráveis.
É possível, a partir dos dados coletados e interpretados, segmentar os leads que chegam até sua empresa e desenvolver ações específicas para cada um deles, de forma automatizada e com melhor aproveitamento, pois já existe uma inteligência anterior sobre o que funciona ou não.
A personalização e hiper segmentação possibilita que o time de marketing desenvolva com eficiência os conteúdos necessários para cada etapa da jornada do seu cliente, conduzindo-o melhor e buscando uma melhor qualificação para que seu time comercial tenha processos mais rápidos e com melhor taxa de conversão.
Integrar os profissionais envolvidos no marketing com a outra ponta, que de fato realiza a venda, é uma das estratégias mais efetivas e recomendadas, pois significa ter alinhado todas as etapas do funil de vendas da sua empresa, desde a atração até a fidelização ou recompra do cliente. Por isso é importante promover uma colaboração entre departamentos, mesmo que exista apenas 1 pessoa em cada setor da sua empresa.
Ao final de todo o processo, uma empresa que possui processos alinhados com data driven marketing, precisará fazer uma nova análise de resultados e interpretação dos números para que haja um planejamento de novas ações com assertividade e conhecimento técnico-prático, pois como diz o Maurício Benvenutti no livro Audaz: os dados são o novo petróleo.
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