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Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing? Descubra!
Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing? Descubra!
25 novembro 2022 /

O e-mail marketing é uma das importantes estratégias do marketing digital e pode ter ações bem-sucedidas com a ajuda de um disparador de e-mail. O recurso é um excelente meio de nutrição de leads e construção de um relacionamento saudável entre a marca e seus clientes.


Com um bom planejamento e envios certeiros, é possível alcançar a audiência e despertar seu interesse de compra. Um conteúdo com informações relevantes, focado na necessidade e dores do público, pode aumentar as oportunidades de vendas.

 

Ficou interessado? Neste post você vai entender o que é o disparador de e-mail e sua utilidade. Continue lendo e veja a importância dessa estratégia e como escolher a solução ideal para a sua empresa!


O que é e para que serve o disparador de e-mail?

Trata-se de uma ferramenta que permite o envio sistemático e programado de mensagem de texto para os leads e clientes cadastrados. O conteúdo vai desde a apresentação da empresa, divulgação de um produto até compartilhamento de material rico.


O objetivo é estreitar o relacionamento com o público na intenção de converter os leads ou fidelizar ainda mais os clientes. Uma boa solução consegue disparar diversos e-mails ao mesmo tempo e permitir o acompanhamento por meio de indicadores e relatórios.


Qual a importância de utilizar esse tipo de ferramenta?

O disparador de e-mail marketing é um software específico de comunicação personalizada por meio do correio eletrônico. Com isso, mesmo com os envios em massa é possível controlar todo o processo, o que facilita a mensuração dos resultados. 


A ferramenta, além de organizar e otimizar as campanhas de marketing, proporciona agilidade na comunicação entre a marca e seu público. O disparo manual levaria um tempo longo até a conclusão para uma lista com grande volume de e-mails cadastrados. 


Uma estratégia de e-mail marketing bem construída e conduzida ajuda no fortalecimento da imagem da marca. A regularidade da comunicação gera proximidade do lead com os produtos ou serviços e, quando ele precisar, saberá onde encontrar a solução ideal.  

 

Os disparos podem ser programados de forma instantânea ou gradativa, conforme as etapas previstas no planejamento de marketing. Esse é, inclusive, um dos recursos que deve ser observado na hora de escolher um disparador de e-mail.


O que levar em conta na escolha de um disparador de e-mail marketing?

Para apresentar os resultados desejados, um bom disparador de e-mail deve ser mais do que uma ferramenta de envio automatizada. É importante considerar alguns critérios na análise antes de tomar a decisão e contratar uma ferramenta. 


Selecionamos algumas dicas que você pode considerar ao escolher a melhor solução para a estratégia de marketing da sua empresa!


Mapeamento das necessidades

O primeiro passo é entender as necessidades da sua empresa em relação ao volume de disparos dentro de um período. Ao definir o fluxo de e-mails marketing, será mais fácil avaliar o que a ferramenta deve ter para atender ao que sua estratégia precisa.


Verificação das integrações disponíveis

O trabalho integrado de soluções pode não só otimizar uma campanha, como tornar mais fluído o trabalho de nutrição de leads. A integração entre o disparador e um sistema de CRM, por exemplo, gera um processo mais produtivo, personalizado e profissional na área comercial.  


Avaliação da capacidade de importar os contatos com facilidade

A importação dos contatos é muito importante, pois facilita a visualização e utilização sem o risco de erros. Uma boa solução deve oferecer uma importação facilitada, seja em Excel, bloco de notas ou outro formato.


Observação da capacidade de segmentação

A segmentação do público permite direcionar um e-mail marketing personalizado e de acordo com o perfil do lead ou cliente. É fundamental que o disparador de e-mail ofereça essa funcionalidade para que os resultados sejam mais eficientes a cada disparo.  


Possibilidade de análise dos resultados

Os dados estatísticos são essenciais para mensurar a eficácia de um disparador de e-mails e uma boa solução precisa oferecer essa possibilidade. Saber quantas pessoas abriram os e-mails, os links mais clicados e usuários descadastrados, por exemplo, tem grande valor dentro da estratégia. 


Esses são alguns dos pontos de análise para escolha de um disparador de e-mail que seja efetivo para a sua empresa. A ferramenta tem um papel crucial, mas, atrelado a isso, os disparos devem ser programados para avançar o lead ou cliente no funil de vendas.


Por isso, o planejamento é a base de uma estratégia bem-sucedida e requer uma análise profunda do público, suas dores e necessidades. Caso contrário, nem mesmo a melhor solução será capaz de causar um impacto positivo na percepção do público. 


O e-mail marketing tem como característica o envio de mensagens curtas e objetivas, esclarecedoras e educativas. Logo, partindo do princípio “menos é mais”, a qualidade do conteúdo pode ter maior efeito comparado à quantidade de disparos.


Quais são as principais soluções de disparo de e-mail marketing do mercado?

Com o avanço da tecnologia e crescimento do marketing digital, diversas ferramentas de disparo de e-mail surgiram nos últimos anos. Embora o propósito central seja o envio de e-mails em massa, cada uma oferece diferenciais para vencer a competitividade. 


Seguindo as nossas dicas será mais fácil avaliar o que melhor se encaixa em sua estratégia de marketing. Leve em conta a performance da solução, os resultados de médio e longo prazo, bem como o custo-benefício. 


Entre as alternativas de disparador de e-mail marketing mais conhecidas, estão: 

  • ConvertKit

  • MailChimp

  • AWeber

  • Drip

  • Constant Contact

  • RD Station

  • Interface do RD Station

  • GetResponse

  • LeadLovers

  • ActiveCampaign

  • SendInBlue

  • Keap

  • MailerLite

  • Mailify

  • Litmus

  • Optin Monster

  • MailJet

  • HelloBar

  • Nitronews 


Com tanta competitividade, um bom disparador de e-mail marketing pode determinar os rumos de um negócio, elevando o nome e a imagem da marca. Sendo o ambiente online um rico espaço de geração de vendas, ganha quem souber escolher e explorar bem esse recurso. 


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