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Marketing de conteúdo: um diferencial competitivo para a sua empresa.
Marketing de conteúdo: um diferencial competitivo para a sua empresa.
25 maio 2022 /

Todo mundo já recorreu ao Google para tirar alguma dúvida, não é mesmo? Já pensou se a sua empresa aparece nos resultados principais com a solução ideal para uma dessas pesquisas?

 Essa é uma das funções do marketing de conteúdo, uma estratégia do marketing que busca, por meio da produção de conteúdo relevante, atrair, fidelizar, solucionar os problemas do seu cliente, além de construir autoridade no mercado. Parece mágica, mas é estratégia! Neste artigo você vai entender melhor sobre essa poderosa ferramenta.

Antes de tudo, saiba que marketing de conteúdo não é nenhuma invenção recente, é algo que já vem sendo utilizado bem antes da era online. Um bom exemplo disso é o guia Michelin, criado na França há mais de cem anos.

O material criado pela Michelin, empresa no ramo de pneus de carros, é um guia turístico com informações de hotéis e restaurantes. Mas, você pode estar se perguntando, o que pneu tem a ver com turismo? TUDO!

As informações detalhadas sobre a região serviram como incentivo para que os turistas visitassem as cidades, usassem seus carros e, consequentemente, os pneus da marca. O que o Guia Michelin fez foi entregar conteúdo de qualidade e transformar isso em uma isca para a venda dos seus produtos.

Saindo do offline e entrando no digital, o marketing de conteúdo hoje precisa aparecer no momento certo para a pessoa certa. Assim, você é assertivo na sua comunicação e dedica as suas forças onde realmente faz sentido.

Atualmente, o público já não precisa mais receber conteúdo apenas de forma passiva, as pessoas vão para a internet em busca de soluções. Você só precisa descobrir quais problemas o seu produto soluciona. 

Vamos de exemplo?

Marina é mãe de Arthur, uma criança de quatro anos, e está em busca de resolver o seu problema, que é escolher o tema de decoração do próximo aniversário do seu filho.

Uma empresa que oferece o serviço de buffet de festa infantil pode ter no seu blog o conteúdo “quatro temas que saem do óbvio para o próximo aniversário do seu filho”. Marina teria altas chances de clicar nesse conteúdo para se inspirar e, dessa forma, conheceria o serviço de buffet da empresa. A partir daí, as chances de fechar negócio com esse buffet (que entregou um conteúdo de valor para ela) seriam grandes.  

Perceba que o objetivo do marketing de conteúdo é atrair, de forma sutil, o público ideal para a sua empresa. Você atrai essa pessoa, oferece uma solução para um problema, deixa que ela absorva e considere a sua solução, e assim o processo de decisão e compra se torna muito mais fluido.

Não é sobre vender o seu produto é sobre vender uma solução.

A estratégia de Marketing de Conteúdo se baseia na definição das personas do seu negócio. E também é fundamental entender o famoso funil de vendas, que nada mais é que a representação dos estágios de compra do seu cliente. É importante ter em mente que cada etapa do funil demanda conteúdos e estratégias diferentes. Conheças as etapas:

Topo do funil

No topo do funil, a pessoa está na fase de “aprendizado e descoberta”. Nesse estágio o consumidor ainda não sabe que precisa de uma solução, por isso é importante focar em conteúdos leves e bem didáticos. 

Meio do funil

No meio do funil está o “reconhecimento do problema”. Aqui a pessoa sabe que tem um problema e o seu interesse pela compra está sendo despertado. Uma boa estratégia é falar da solução, sem vender seu produto, e tentar capturar dados desse possível cliente, oferecendo um material rico, como um webinar ou e-book. Com os dados coletados você transformou esse usuário em um lead e pode iniciar um relacionamento para fechar uma venda.

Fundo do funil

Já no fundo do funil, estão os clientes potenciais para já fechar negócio com você. Nesse estágio, o conteúdo produzido precisa ser uma motivação final para essa pessoa concretizar a compra. Que tal oferecer um desconto? Nesse ponto vai ser difícil o usuário resistir.  


Ainda não está convencido da importância do marketing de conteúdo?

Confira algumas vantagens de utilizar esse método:

Aumentar o tráfego do seu site

Quanto mais conteúdo de qualidade você tem no seu site, mais visitantes, leads e oportunidades de negócio você tem.

Gerar reconhecimento de marca 

As pessoas possuem a tendência de finalizar uma compra com marcas que são familiarizadas, por isso gerar reconhecimento de marca é o caminho certo para um maior faturamento.

 

Agora que você já sabe quais as vantagens de apostar no marketing de conteúdo, aprenda como colocar em prática.

Aplicando o marketing de conteúdo na sua empresa

Primeiro é necessário pensar em uma estratégia que envolva as especificidades do seu negócio e que passe pelo planejamento, definição de personas, criação de conteúdo e mensuração de resultados. Vamos passar por cada uma dessas etapas abaixo:

Planejamento

Definir quem serão os profissionais para a construção desses materiais, prazos, metas de curto, médio e longo prazo, além da definição de quais conteúdos serão produzidos, são essenciais para garantir resultados coerentes com o que se almeja.

Definição de personas

Essa etapa é essencial para garantir assertividade na sua estratégia. Definir as suas personas é definir o seu cliente ideal, com o máximo de detalhamento possível, para que o conteúdo produzido faça sentido para o seu público. A persona deve ter nome, idade, profissão, dores a serem resolvidas pela sua marca, hábitos e qualquer outro detalhe que faça sentido para a construção de um personagem que faça sentido para a comunicação da sua empresa. 

Criação de conteúdo

Aqui é a hora de colocar a mão na massa e criar um conteúdo original, que dialogue com a sua persona e com a etapa do funil que ela se encontra.

Mensuração de resultados

Nessa etapa é a hora de aprender com os erros e celebrar os acertos. Importante lembrar que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, por isso tenha metas reais e coerentes com a sua realidade. 


Gostou das nossas dicas? 

Chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática. O marketing de conteúdo é um processo que envolve muita dedicação e atualizações. É necessário ficar antenado com a concorrência, novas tendências de mercado e, claro, ir alterando a estratégia de acordo com os resultados.

Se quiser saber mais sobre o assunto e como aplicar isso na prática, entre em contato com o nosso time para uma consultoria gratuita.

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