Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mensagem automática no WhatsApp: Passo a passo de como configurar
Mensagem automática no WhatsApp: Passo a passo de como configurar
05 outubro 2022 /

Os chatbots já são aliados de muitas empresas. No entanto, eles são mais usados para otimizar o atendimento ao cliente. Por outro lado, é possível configurar uma mensagem automática no WhatsApp que é enviada para quando um cliente tenta se comunicar com você pelo aplicativo.

As “respostas rápidas”, recurso disponível no WhatsApp,  são bastante interessantes para não deixar seus clientes esperando. Sendo assim, é uma ferramenta capaz de ajudar na satisfação dos usuários, uma vez que eles receberão uma mensagem explicativa sobre as próximas etapas do atendimento.

Siga a leitura para entender a função desse recurso e como configurá-lo no WhatsApp do seu negócio.

O que é e quando utilizar mensagem automática no Whatsapp?

A resposta automática no WhatsApp nada mais é do que mensagens que foram pré-definidas para serem enviadas quando alguém tenta contatar o dono da conta do aplicativo. 

Essa mensagem pode ser curta ou mais elaborada, tudo depende do aviso que você quer deixar para seus clientes. O conteúdo pode ser sobre o horário de funcionamento do estabelecimento, uma saudação de boas-vindas, indicações de próximos passos do atendimento ou qualquer outro recado que você queira deixar.

Assim, quando o cliente envia algo para iniciar uma conversa com a sua empresa, imediatamente ele já recebe uma mensagem com o aviso deixado como resposta automática. Essa funcionalidade ajuda bastante e facilita o dia a dia, pois não deixa seus clientes esperando. 

Em momentos de alta movimentação em que você já tem vários atendimentos simultâneos, a mensagem automática no WhatsApp é uma alternativa para pedir que o cliente aguarde mais alguns minutos. Dessa maneira, a sua marca consegue proporcionar experiências mais positivas para o público. 

Outro aspecto relevante para usar respostas rápidas é que isso mostra a profissionalização da sua empresa. Ou seja, a mensagem automática aumenta a credibilidade do seu negócio e passa mais seriedade no atendimento, mostrando que atender e resolver o problema do cliente é importante para sua marca. 

Por que você deve utilizar mensagens rápidas no WhatsApp?

A transformação digital fez com que tudo ficasse mais acelerado. Portanto, as pessoas já não tem tanto tempo e preferem soluções mais rápidas e imediatas. Ao mesmo tempo, elas querem ter boas experiências.

Nesse contexto, as mensagens rápidas apresentam vários benefícios na sua estratégia. Conheça algumas das vantagens a seguir:

  • comunicação acessível;

  • facilita a relação com o consumidor;

  • mais agilidade;

  • qualidade no atendimento;

  • favorece os serviços;

  • melhora a imagem da marca;

  • evita frustrações por parte dos clientes;

  • resolução de dúvidas;

  • fidelização de consumidores;

  • mostra que a empresa está preparada para atender os usuários;

  • demonstra respeito com o consumidor.

Passo a passo para configurar mensagem automática no WhatsApp Business

O recurso de resposta automática já está incluso na versão de WhatsApp para Negócios. Todavia, é preciso configurar e ativar a ferramenta, mas isso é bem simples e aqui você pode acompanhar o passo a passo para começar a usar as mensagens rápidas

1. Crie uma conta comercial

Primeiramente, é essencial que a sua empresa utilize uma conta comercial no WhatsApp. 

O WhatsApp Business é gratuito e essa é a versão mais recomendada para qualquer empresa. São vários os benefícios que o seu negócio terá além de enviar mensagens rápidas, como ter um canal de comunicação exclusivo com o público, perfil comercial, análises de estatísticas e muitas outras vantagens.

Caso ainda não tenha a sua conta Business, profissionalize o seu canal de atendimento via WhatsApp com o aplicativo. Depois de instalar e fazer login com a conta da sua empresa, siga para o próximo passo. 

2. Edite as configurações da empresa

Abra o aplicativo e clique nos três pontos verticais que ficam no canto superior da tela. Após abrir a janela, vá para “configurações da empresa” e observe a área que está escrito “ferramentas de mensagem”. 

Dentro dessa janela estão três opções: “Mensagem de saudação”, “Mensagem de ausência” e “Respostas rápidas”. Então, é só escolher qual delas você quer editar e escrever o recado que será enviado quando alguém enviar mensagem.

3. Ative o recurso de resposta rápida

Depois de editar as mensagens, você precisa ativá-las. Sendo assim, você precisa clicar em cada uma delas (Mensagem de Saudação, Mensagem de Ausência e Respostas Rápidas) e arrastar o botão de ativação presente no canto superior direito.

4. Mensagens cadastradas

Vale lembrar que as mensagens cadastradas sempre podem ser editadas de acordo com o momento do seu negócio. 


Quais os cuidados na hora de escrever mensagens automáticas?

Antes de tudo, lembre-se que a linguagem deve ser conversacional, com um tom que pareça que é uma pessoa respondendo ao usuário. Essa é uma dica importante para mostrar a humanização da sua marca e melhorar a relação com os clientes.

Porém, também temos outras dicas para ajudar a criar mensagens automáticas mais eficientes no WhatsApp.

Pense no tom de voz da mensagem

Como a sua marca se comunica com o público? O tom de voz e a linguagem utilizada deve seguir o padrão que seus clientes já conhecem, pois a comunicação precisa ser familiar e próxima. Portanto, garanta que a mensagem automática seja adequada e que melhore a experiência no atendimento. 

Sempre dê todas as orientações

Pense no porquê de estar deixando aquela mensagem automática. É uma resposta para quando o cliente entra em contato fora do horário de funcionamento? Explique isso, apresente os dias e horários e diga que responderá assim que puder. Em qualquer outro caso, sempre dê as orientações para não deixar a pessoa perdida e sem saber o que fazer. 

Capriche no português

Esse é um dos erros graves e que compromete a comunicação. Por mais que possamos cometer falhas no dia a dia, não é de bom grado escrever suas mensagens com erros de português. 

Por isso, revise o texto mais de uma vez, se possível peça para outras pessoas lerem e opinarem sobre a gramática, ortografia e até mesmo se o que foi escrito está claro o suficiente para que os clientes entendam.

O uso de mensagem automática no WhatsApp pode ser de saudação de boas-vindas, de ausência, aviso de férias, pós-venda e outras mensagens de suporte e atendimento. O importante é que as respostas sejam entendíveis para o público e melhore a experiência de seus clientes. 

A sua empresa já adotou as mensagens rápidas no Whatsapp? Conte como tem sido essa experiência aqui nos comentários!

Comentário(s)


marketing digital (28) seo (20) geração de leads (17) presença online (17) desenvolvimento de site (13) trafego organico (12) publico-alvo (11) estrategias de marketing (11) criar sites (11) ferramentas de marketing (10) criação de conteúdo (10) certificado de segurança (9) google analytics (9) desempenho do site (9) link building (8) otimização de site (8) comportamento do usuário (8) automação de marketing (7) inbound marketing (7) taxa de conversao (6) mobile-first (6) google search console (6) trafego pago (6) anuncios patrocinados (6) jornada de compra (5) b2b (5) call-to-action (5) backlinks (5) backup de site (5) checklist (5) captação de leads (5) mercado digital (4) landing page (4) taxa de rejeicao (4) tempo de carregamento do site (4) ssl (4) blog (4) pesquisas de marketing (3) negócio online (3) site para construtoras (3) ctr (3) analise de metricas (3) site profissional (3) google meu negocio (2) palavras-chave (2) https (2) webmaster (2) site para corretor (2) site para imobiliarias (2) depoimentos (2) wordpress (1) cpanel (1) plesk (1) recursos digitais (1) e-mail marketing (1) heatmap (1) hotjar (1) meta-tags (1) robots.txt (1) roi (1) rd_station (1) business_plataform (1) linkedinsads (1) facebook ads (1) instagram ads (1) reviews (1) google ads (1) palavras-chaves (1) keywords (1) scrum (1) metodologia scrum (1) blog corporativo (1) funil de vendas (1) growth (1) cta (1) site para shopping (1) guest post (1) core update (1) google core update (1) core update março 2024 (1)

Endereço

Rua Ataliba de Barros, 182/1107
São Mateus - Juiz de Fora/MG

WhatsApp

(32) 98458-6909

Telefone

(32) 98458-6909

RD Station - Partners