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Afinal, quanto devo investir em tráfego pago?
Afinal, quanto devo investir em tráfego pago?
02 março 2023 /

Não existe uma “fórmula mágica” sobre o quanto investir em tráfego pago, uma vez que é preciso avaliar uma série de fatores antes de colocar as campanhas no ar. A definição do orçamento depende tanto das estratégias de marketing digital quanto da urgência de retorno. 

Logo, é normal ter dúvidas sobre os valores que serão destinados ao pagamento de anúncios e links patrocinados para atrair a atenção do público-alvo. A melhor forma de definir os números é planejar as ações e contar com ajuda especializada.

Neste post você confere o que é tráfego pago e como determinar o quanto investir nesse tipo de estratégia. Continue lendo e veja como uma agência de marketing digital pode colaborar com o seu planejamento! 


O que é tráfego pago?

A partir do momento que tem uma dúvida, o público – sejam leads, consumidores ou clientes – precisa encontrar e acessar o site da sua marca. Essa visita pode ocorrer naturalmente, por busca espontânea e indicação de amigos ou com a ajudinha de anúncios e links patrocinados. 

O tráfego pago cria campanhas mais direcionadas, com palavras-chaves que você escolhe (e paga) para cada tipo de anúncio. Com os acessos patrocinados, em vez de o público encontrar o site nos resultados orgânicos, terá uma espécie de estímulo extra para clicar no link pago e conhecer o que a empresa em questão oferece. 

O que considerar para definir o quanto investir no tráfego pago?

O planejamento de marketing digital é essencial para uma boa gestão de tráfego pago e retorno satisfatório. Diferentemente do tráfego orgânico, que tem efeito evergreen (ou seja, cujas informações se mantêm relevantes por muito tempo), os acessos que vêm de anúncios tem prazos definidos, o que aumenta a pressão por resultados financeiros.

 Listamos alguns passos importantes para auxiliar na construção de uma estratégia de tráfego pago e no levantamento dos custos correspondentes. Confira! 

Definir os objetivos das campanhas

O primeiro passo é saber o que sua empresa espera de cada campanha – seja aumentar o número de visitantes, promover conversão rápida ou fortalecer o relacionamento com o público-alvo.

 Sabendo o propósito com clareza, será mais fácil visualizar os gastos e quanto a empresa está disposta a perder para ganhar. Em muitos casos, o tráfego pago pode não dar retorno imediato e é preciso ter uma margem de lucro pensada em longo prazo. 

Considerar o público-alvo

Para quem os seus anúncios serão destinados e como você espera alcançar sua persona? Essa é uma resposta necessária já que as campanhas de mídia paga tem como intuito o direcionamento dos anúncios para alvos previamente definidos. 

Conhecer os hábitos, as preferências e necessidades dos leads e consumidores potencializa sua conversão em clientes. Todos os passos das campanhas passam a ter ações desenvolvidas a partir de um perfil de público e de gatilhos mentais que levem o visitante a uma decisão favorável de compra. 

Avaliar as plataformas que serão utilizadas nas campanhas

Os recursos que você vai usar para atrair e nutrir o público-alvo influenciam os resultados das campanhas. As plataformas utilizadas precisam entregar eficiência e conteúdo de qualidade capazes de agregar valor na percepção do futuro cliente. 

Google Ads

Nessa plataforma, os anúncios criados vão aparecer nos resultados do mecanismo de busca e nos sites parceiros do Google. Uma vantagem é que você só paga quando o usuário clicar no anúncio para visualizar seu conteúdo.

 Os anúncios feitos no Google AdWords vão disputar espaço no mecanismo de busca e nos sites parceiros, o que aumenta as possibilidades de sucesso da estratégia. As métricas do Google mensuram a relevância e qualidade de cada anúncio, classificando aqueles que tiverem melhor desempenho.

 No Google AdWords você pode definir de que você os anúncios da sua campanha devem ser exibidos considerando os tipos de dispositivos (computadores, smartphones ou tablets) e locais escolhidos.

Facebook Ads

Com textos, fotos e vídeos, a criação de anúncios no Facebook Ads potencializa uma alta segmentação de público já que é possível escolher fatores como idade, sexo, geolocalização (cidade, estado, país), profissão, status de relacionamento, interesses pessoais, entre outros. 

A plataforma permite ainda que você exporte uma lista de contatos para dentro do anúncio e o pagamento é feito por número de cliques e visualizações. Os dois principais tipos de anúncios do Facebook Ads são:

  • História patrocinada – anúncio exibido para amigos de pessoas que já acessaram e curtiram o site, gerando interação entre os usuários.

  • Post promovido – em vez de criar um anúncio novo você pode impulsionar uma postagem que já existe e fazer com que ela suba ao topo do newsfeed dos seguidores da marca, com o intuito de aumentar a visibilidade.

Como uma agência de marketing pode ajudar na definição do orçamento?

O uso das alternativas de mídia paga depende do que você tem em mente para as suas campanhas. O apoio de uma empresa especializada para desenvolver estratégias mais rentáveis e inteligentes evitando gastos e erros, pode ser um bom caminho.   

Trabalhar em parceria com uma agência de marketing digital para otimizar os resultados das campanhas de tráfego pago aumenta as chances de êxito. O time de especialistas da Divera, acostumado com os desafios do mundo digital, está pronto para colaborar no seu planejamento. 

Nosso objetivo é ajudar a entender a importância de cada estratégia e seus impactos no planejamento, de modo geral. Com uma boa análise do cenário atual e projeções futuras, cada anúncio e campanha terá o direcionamento adequado para alcançar o público certo. 

Lembre-se que todo tipo de tráfego gera algum custo e que é preciso pensar no uso alinhado dos investimentos para assegurar resultados otimizados e não perder dinheiro. Com um plano bem definido e alinhado com os objetivos e orçamento, será mais fácil visualizar o quanto investir em tráfego pago. 

Se você gostou deste post e considera a parceria de uma agência um importante aditivo em suas campanhas de marketing digital entre em contato com a gente e nos permita apresentar o trabalho da Divera! 


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