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Tráfego pago e tráfego orgânico: como usar na sua estratégia?
Tráfego pago e tráfego orgânico: como usar na sua estratégia?
02 fevereiro 2023 /

Se você tem ou pretende ter um site, uma coisa é certa: precisa de visitantes para gerar visibilidade e engajamento. Com isso, é normal ter dúvidas sobre o uso do tráfego pago e tráfego orgânico nas ações para atrair o público. 

A relevância dos conteúdos é fator essencial para alcançar os leads e transformá-los em potenciais clientes. Considerando o investimento de tempo e dinheiro para aumentar o tráfego online, as duas alternativas podem ser usadas – contanto que integrem estratégias bem desenvolvidas. 

Neste post você vai entender as diferenças entre tráfego pago e orgânico e como se valer desses recursos na estratégia de marketing da sua empresa. Continue lendo e veja o que esperar de cada tipo de campanha!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é aquele que acontece de modo natural, ou seja, os usuários visitam espontaneamente uma página a partir de uma pesquisa em um buscador (como o Google). 

As estratégias de tráfego orgânico têm ligação direta com a qualidade do conteúdo que estabelece um diálogo positivo com o visitante. O Google, as redes sociais, o inbound marketing são alguns dos mecanismos que permitem acompanhar e mensurar o aumento do tráfego e efetividade de uma ou mais campanhas. 

O que é tráfego pago?

As visitas originadas pelo tráfego pago são aquelas que chegam a partir de um anúncio. Pode ser usada em conjunto com o tráfego orgânico ou como uma alternativa guardada na manga do plano estratégico de marketing. Com ações diferentes no modo de postagem e abordagem, o objetivo é o mesmo: atrair e gerar a conversão de visitantes.

O tráfego orgânico pode ser eficiente em sua proposta: mas complementar as ações da sua marca com estratégias pagas tende a impulsionar a visibilidade. Contudo, é preciso saber investir para assegurar retornos favoráveis de potenciais clientes e também do dinheiro dedicado às campanhas de tráfego pago.

De modo geral, o acesso do público se dá por anúncios e mídias pagas, que atraem a audiência estimulando uma ação no site. O conteúdo de qualidade e relevância é igualmente imprescindível nessa estratégia, já que a retenção do público depende do que é interessante para as suas necessidades.

Por que e como usar as duas estratégias de forma integrada?

A concomitância de uso do tráfego pago e tráfego orgânico pode acelerar o processo de engajamento de uma marca com seu público. Dependendo da disponibilidade de investimento, os anúncios geram gatilhos mentais de forte apelo como os sensos de urgência e escassez, garantia e reciprocidade.

É importante que as estratégias estejam alinhadas e conversem entre si para manter a personalização da linguagem. A integração das duas estratégias tende a apresentar um custo-benefício de curto prazo, comparado ao tempo de espera para que o tráfego orgânico se consolide.

Ter urgência de resultados pode exigir estratégias mais agressivas, direcionadas a um público específico. O tráfego pago tem como característica a exibição em destaque para chamar a atenção de usuários para as páginas, seja por meio dos links patrocinados, posts em redes sociais ou buscadores.

Os links patrocinados geram visitas e cliques somente enquanto a campanha ou anúncio estiver no ar. Nesse sentido, o tráfego pago reforça as ações do tráfego orgânico fortalecendo seus resultados duradouros, de conteúdo evergreen.

O que esperar de resultados de tráfego orgânico?

O tráfego orgânico já comprovou sua eficiência e baixo custo, sendo muito do seu crescimento atrelado a uma estratégia bem planejada de SEO. Quanto mais otimizado para SEO for um site, maior suas chances de êxito. E, para isso se consolidar, é crucial contar com um conteúdo relevante, com palavras-chave adequadas e vinculadas ao negócio.

Para ranquear bem em um buscador exigente como o Google, todo o site deve se pautar na otimização de SEO direcionando os mecanismos de busca. As pessoas vão encontrar a empresa, o produto ou serviço com mais facilidade se inserirem as keywords corretas. 

Vale considerar, dentro das ferramentas de SEO, duas das principais estratégias responsáveis por aumentar o tráfego. O SEO on-page e o SEO off-page vão ajudar a gerar e nutrir os leads conduzindo seu interesse pelos estágios do funil de vendas até que se sintam estimulados a tomar uma decisão de compra.

Enquanto o SEO on-page cuida de todas as otimizações dentro do site, vinculando conteúdo e palavra-chave, persona e estratégia, o SEO off-page trata de cuidar do que está fora do site, otimizando as ações que envolvem link building, mídias sociais etc., com o intuito de conectar o mundo exterior às expectativas internas do site.

Por fim, podemos dizer que não existiria sucesso no tráfego orgânico sem um bom marketing de conteúdo. Sem o uso dessa estratégia, o site seria apenas mais uma página online e sem as respostas que o público busca para suas dores, anseios e necessidades. 

No conteúdo de um site, o lead precisa encontrar respostas já nas primeiras linhas ou migrar de imediato para outra marca. O comportamento imediatista do consumidor já não permite que ele perca tempo, o  que não favorece seu bolso e seus desejos. 

Se o conteúdo não apresentar respostas e garantia de que a marca tem o que o consumidor precisa, perderá credibilidade. Tudo que uma empresa menos precisa é de um site com conteúdo que não gera confiança no público que pretende alcançar. 

O que esperar dos resultados de uma campanha de tráfego pago?

A utilização do Google AdWords ou do Facebook Ads ajuda a atrair determinado perfil de visitantes, mais próximo da marca. Os anúncios direcionados e veiculados com objetivos específicos terão mais efeitos se forem pagos, roteirizados e personalizados.

O objetivo maior é desenvolver uma relação mais profunda, com uma experiência diferenciada. O Google AdWords, plataforma de anúncios do maior buscador do planeta, sugere palavras-chave aos visitantes com base nos seus interesses.

Já o Facebook Ads possibilita acesso a diversos tipos de conteúdo, com texto, fotos e vídeos que direcionam o público para o site. Essa é uma ferramenta vantajosa do ponto de vista financeiro, pois a empresa pode definir o valor diário de custeio do anúncio – ou seja, flexibilizar o valor de investimento.

Perceba que não existe uma regra de uso de tráfego pago e tráfego orgânico, mas a recomendação de saber em quais situações usar de acordo com o momento e objetivo da marca. A aplicação integrada, em parceria com uma agência de marketing digital, é fundamental para alinhar e colher os frutos dessa estratégia.

Se você gostou deste post e deseja colocar em prática as ações de tráfego pago e orgânico, entre em contato com a Divera e veja como nosso time de especialistas pode ajudar nesse desafio!

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